Rede de Atenção Básica:

Nas Unidades de Saúde

  • Vacinação;
  • Consultas Médicas (clínico geral);
  • Consulta de Enfermagem;
  • Pré-natal;
  • PCCU - Preventivo do Câncer de Colo de Útero;
  • Teste do Pezinho;
  • Laboratórios Municipais, que forneçam EXAMES ESSENCIAIS: Hemograma Completo, Glicose, EPF (exame parasitológico de fezes), Urocultura, Bacterioscopia, entre outros;
  • Medicamentos da RENAME, definidos segundo a política estadual. Com relação aos medicamentos: Ao chegar à Secretária Municipal de Saúde ou em uma Unidade Básica de Saúde e não possuir determinada medicação o que deve-se compreender é que nem todos são de competência do Município
     

ENCAMINHAMENTOS DE MEDIA E ALTA COMPLEXIDADE:

Secretaria Municipal de Saúde

Endereço: Rua Manuel Lucas Oliveira, 155 – Dario Lassance

Telefone: 32458017 / 32458018

 

ESPECIALIDADES:

Pediatra: Dr Cláudio Ollé

Ginecologista: Dr Richarles

Urologista: Dr Sérgio Henriques

Neurologista: Dr Antônio Ebling

PROGRAMAS:

Está sob as responsabilidades de um Agente Comunitário de Saúde atuar na perspectiva de promoção, prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde, realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, consolidando e analisando as informações obtidas.
É uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.
É uma política do governo federal com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira.
Apoio a inserção das ações de Saúde Mental na Atenção Básica (Equipes de Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde) articulando o trabalho em rede de saúde e linha de cuidado, bem como o processo de territorialização e regionalização da saúde, tendo a atenção básica como ordenadora do sistema. Constituído por equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, atua em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde, através do apoio matricial às equipes, do compartilhamento de ações de promoção em saúde nos territórios e da construção da rede de saúde.
O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes. Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.
Aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma UBS e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos, podendo ser provenientes de diferentes serviços da rede de atenção.
Política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.
O município conta com um projeto lançado em 2015 que atua de forma permanente com o atendimento em 3º turno por equipe multiprofissional, composta por médico, dentista, assistente social, nutricionista, psicólogo, técnico de enfermagem e assistência farmacêutica que atende exclusivamente o público masculino. Em 2018 o projeto foi ampliado para os demais bairros do município, com atendimento itinerante nas terças-feiras.
A Atenção básica deve considerar o sujeito em sua singularidade, complexidade, integralidade, inserção sociocultural e buscar a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento das doenças e redução de danos ou sofrimentos que possam estar comprometendo suas possibilidades de viver de modo saudável. Partindo dessa premissa, pensamos que para atender a grande demanda do município, a partir de 2015 a Secretaria de Saúde realizou processo de credenciamento para compra de sessões de psicológico e fisioterápico. Hoje o município disponibiliza 03 profissionais de fisioterapia, totalizando 300 sessões de fisioterapia e 04 profissionais de psicologia totalizando 150 sessões.
O Reiki é a canalização da frequência energética por meio do toque ou aproximação das mãos e pelo olhar de um terapeuta habilitado no método, sobre o corpo do sujeito receptor. A terapia objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital – Ki. A prática do Reiki responde perfeitamente aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções. A Secretaria de Saúde disponibiliza a Terapia Reiki para os usuários do município através do Programa Reiki na Rede, desde 2015, onde os servidores municipais capacitados de forma voluntária se disponibilizam a realizar os atendimentos do programa de acordo com a Lei Municipal nº 1684 de 29/10/2015. O Programa oferece a terapia Reiki uma vez por semana em 04 (quatro) Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Reabilitação e Apoio - CRA, semanalmente, a terapia é oferecida a todos que tenham interesse ou que sejam encaminhados pela rede de atenção básica, através de agendamento.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA:

Endereço: Rua Pedro Coromberk – Vila Residencial
Telefone: 32455305

SAMU

Endereço: Rua Pedro Coromberk 362 – Vila Residencial
Telefone: 192